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terça-feira, 6 de março de 2012

Bomba de combustivel

Falaremos  neste tobico da bomba de combustivel com ênfase as bombas instaladas dedentro dos tanques.
                                                 SISTEMA "IN TANK"



 A bomba in tank é muito comum em motocicletas de baixa cilindradas.
As bombas de combustiveis que ficam dentro de tanques são especialmente desenvolvidas para este fim, como também são os tanques que as recebem no seu interior, com tratamento interno ante-corrosão.
Com um regulador de pressão integrado ao corpo da bomba de gasolina que exclui a necessidade  de mais uma tubulação para o retorno de combustível.



Vamos conhecer um pouco mais a respeito deste item que  faz parte de todo o conjunto da injeção eletrônica, muito importante afinal sem gasolina a motocicleta não anda.
Enviando o combustível pressurizado e na quantidade certa para o bico injetor ou valvula injetora, ainda no corpo da bomba temos o sensor do nivel de combustível.
O caminho da gasolina até a camara de combustão é chamada de linha de combustivel, atráves de suas mangueiras de conectores que faz o combustível chegar aos seus destinos.
No caso da Yamaha YS 250 Fazer essa linha conta ainda com um regulador de pressão, amortecedor de pulsação, que falaremos mais adiante.

Bomba da lander
   Pressão na linha de combustível
A pressão da linha de combustivel é controlada mecanicamente e não eletronicamente, a bomba não faz verifcação nem regulagem de pressão de combustível na linha. É necessário um regulador de pressão integrado à bomba, de forma a ajudar compensar a pressão durante o abrir e fechar do bico injetor.

Já o amortecedor de pulso da Fazer 250 tem a responsabilidade de tornar os golpes do combustível  perto do bico injetor afim de reduzir os ruidos do movimentos abre e fecha do bico injetor, e o onvio de combustivel para o motor e evitar que tenha oscilações de pressão nesta area garantindo o volume correto de gasolina na camara de combustão.

Amortecedor de pulsação Fazer YS 250
A valvula do amrtecedor é composto por uma mola e um diafragma.
 Esse amortecedor de pulsação ou amortecedor de pressão, foi instalado Yamaha Fazer YS 250, por alguns mativos como por exemplo, a pressão que se formava naquela região e falta de flexibilidade da mangueira da linha de combustível, e regulador de pressão no corbo da bomba não daria conta de aliviar toda a pressão da linha, logo quando a ECU mandesse o bico injetar combustível ele o faria, porém por conta da pressão acima do limite perto deste componente faria com que a ijeção de combustível fose maior que odesejado.

Cometario: Em um curso de injeção eletrônica que fiz há alguns anos atrás descobri que os bicos ou valvulas injetoras são projetados trabalhar com uma determinada pressão, lógico que isso se aplica ao uso correto desta peça, mas me disse o istrutor que se o bico está trabalhando com pressão alem do recomendado tem duas negativas, a primeira é ele vai injetar mais combustível, a segunda é que os furos do bico(s) vão ficar maior.
Dica: Da para resolver esse problema? Sim da, é só estabilaizar a linha de combustível no kPa (quilopascal)  recomendo pelo fabricate do modelo em questão.

Só para finalizar a questão do amortecedor de pressão, vale lembrar que na XTZ Lander da Yamaha esse problema foi solucionado com um magueira mais flexivel capaz de absorver as pressões da linha. Por tanto este item não faz parte do sistema da Lander.

Cada motocicleta equipada com o sistema de injeção eletrônica, trabalha com pressão conforme o seu projetado podendo ser entre 250~325 kPa, que equivale a 2,5 kgf,cm²~325kgf,cm² ou 36,3psi~46,2psi.
A Pressão mantém a alimentação uniforme com a voporização ideal, mas os componetes tem que ser reforçados para suportar a pressão na linha que deve ser a mesma em todos os giros do motor e o combustível injetado seja o adequado para que a mistura ar/combustível e a correta otimizando a atomização do combustívelpor meio dos orificios de saida do bico injetor.

Vamos conhecer Bomba de Combustivel com um pouco mais de detalhes.

Principais características:
  • Pressão:   A pressão é necessária para que o bico de injeção funcione corretamente
  • Vazão:      É necessária para não ter uma perda de pressão, mesmo em regime mais forçados ( aceleração, diferenças climáticas ).  O excedente do liquido volta ao tanque.
  • Corrente Elétrica: O veiculo foi projetado para suportar uma determinada corrente elétrica.  È necessário que a bomba não ultrapasse esse limite, para não haver a queima do fusível.


Imagem  ilustrativa
Bomba Elétrica de Combustível
O combustível é sugado do tanque através de uma bomba elétrica, que fornece o combustível sob pressão a um tubo distribuidor onde estão fixadas as válvulas de injeção.

A Bomba fornece mais combustível do que o necessário, a fim de manter no sistema de combustível a pressão necessária para todos os regimes de funcionamento do motor. O excedente retorna ao tanque.

A bomba elétrica de combustível não apresenta nenhum risco de explosão, pois internamente não ocorre nenhuma mistura em condições de combustão.

A bomba de combustível é isenta de manutenção. Deve ser testada e substituída quando necessário.

No sistema Motronic a bomba pode ser montada dentro do tanque de combustível (In Tank).
Dependendo do veículo pode também ser montada fora do tanque de combustível (In Line).
A bomba de combustível “in tank” possui um pré-filtro em sua extremidade, que filtra o combustível antes da passagem pela bomba, impedindo que possíveis impurezas contidas no tanque possam comprometer o funcionamento da mesma. O pré-filtro da bomba de combustível é um componente fundamental para assegurar o perfeito funcionamento do sistema.

Importante: Para assegurar o perfeito funcionamento da bomba de combustível, o pré-filtro deve ser substituído (preventivamente) a cada 30.000 km e obrigatoriamente trocado quando a bomba de combustível for substituída e ainda trocar o filtro de combustível conforme recomendação do fabricante.
  A fonte desta informação:FRANNA

No caso de pane na bomba a pressão na linha poderá ser alterada e não chegará ao motor, a moto poderá falhar e até mesmo parar de funcionar.
Dica: Quando giramos a chave de ignição para posição ON e acionando o ignestop podemos ouvir um ruido caracterisco bambo no interior do tanque de gasolina, esse ruido aumeta se o nivel de combustivel for baixi, isso é comum no sistema que está pressurizando o combustível da linha para facilitar a partida do motor e eliminar espaços vazios da tubulação. Não é aconselhavel rodar com o nivel de combustível muito baixo pois o combustível que envolve o corpo da bomba ajuda a refriar o motor da bomba.
A bomba funciona mas o combustível não chega o suficiente, tem que fazer a verificação da pressão na linha  com um manómetro.



A presurização na linha de combustível tem o tempo difinido pela ECU que é de aproximadamente 5segundos, a bomba pressurizadora conta com uma valvula de retenção que evita o retorno de gasolina durante o funcionamento e quando o motor está desligado, para manter a pressão residual.

Colocando a bomba de combustível para trabalhar
A ECU ( Unidade de Controle Eletrônico) Manda um pulso elétrico que faz com que a bomba entre em funcionamento. Ou seja a ECU liga a bomba nos modelos abaixo.
Nas motocicletas XTZ 250 Lander e Fazer 250 da Yamaha, não tem relê na bomba de combustível a ECU faz o acionamento direto da bomba de combustível. Em ambos o motor da bomba recebe tensão continua direto bateria, e a bomba pressuriza a gasolina até o bico injetor.
A ECU só manda sinais de atuação, mas não tem como gerenciar a pressão da gasolina na linha de combustível.
Dica: O manual do fabricante (no caso da Yamaha) recomenda que a bateria esteja em boas condições de uso, com uma tesão de no minimo 12,8vlts.

Se ao ligar a chave da igniçao da moto e o ruidoda bomba estiver lento ou muito baixo, muito alto oucom se stivese moendo uma peça de metálica, é sinal de há uma falha na bomba, ou circuito elétrico de alimentação. Neste caso, é preciso revisar a bomba, a pressão da linha ou o sistema.

30 comentários:

  1. Amigo, a minha fazer notei que o parafuso que fica no regulador de pressão estava quase solto. Esse parafuso fica naquela parte da ilustração na cor AZUL. Vc pode me informar a função desse parafuso? eu simplesmente apertei ele novamente.

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  2. Meu Amigo perdoi-me por demorar a lhe responder!
    A pressão do combustivel não é eletronica e sim mecanica, por esse motivo a Fazer conta com o regulador de pressão integrado à bomba de combustivel, assim compensando a pressão na abertura do bico injetor.
    Este parafuso que fica no regulador de pressão eu desconheço

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  3. boa noite amigo comprei uma fazer 2008 faz 1 um mês so tive dor de cabeça, na manha seguinte ao tentar liga não ligou fiquei tentando acabei descarregando a bateria, com a ajuda de um amigo pegou no tombo percebi que quando ta quente ate umas três horas após desligada ela liga normalmente após esse tempo não liga se continuar tentando descarrega a bateria .então resolve levar a autorizada Yamaha fiz limpeza do corpo de injeção etc... gastei cerca de 420 e a moto continuo do mesmo jeito questionei disseram que era a bomba e que custava 620 dei pra traz disseram que podia levar pra que trabalha com bombas que daria um jeito então levei retirarão a bomba mediram a pressão disseram que tava dando 2.5 bar e que tava baixa então desmontaram pegaram a parte do motor bulbina pegou uma que ele tinha la tirou peca de uma e de outra e armou uma, voltou a medir a pressão e deu cerca de 3.5 perguntei a eli qua era a pressão ideal ele disse 4.0 bar mas 3.5 tava ótimo então nessa, achando que tinha feito um bom negocio segundo ele agora tava boa com pressao gastei com o serviço 120 rodei 7 dias achei que finalmente estava bom, quando fui surpreendido do nada após abastecer ,ao ligar a chave a aceleração altíssima o ponteiro batendo 6(rpm)se saber o que estava acontecendo desliguei e ligue não adiantou consegui chegar em casa no dia seguinte leve em duas oficinas tentaram regular a aceleração não conseguiram na segunda disseram que era os bicos desregulados então levei de volta na autorizada pois tem menos de um mês que tinha feito a revisão deixei a moto la no dia seguinte disseram o problema ta na bomba que ta com muita pressão jogando muito combustível . a autorizada mandou que leva se a moto de volta pro cara da bomba acho que a autorizada deveria mi da uma posição melhor do problema após fazer a leitura do se texto que achei bastante explicativo pois o defeito pode ta nessa linha do tempo na qual vc se referi ou na mangueira que controla a pressa tanto se tiver pra mas ou pra menos por favor amigo mi ajuda já estou sem saber o que fazer
    de acordo com os relatos que fiz o que vc mi aconselha o que ta acontecendo de fato com essa moto descupa e que ou lego e minha primeira moto não sei oque fazer desde já grato pela atenção.

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    1. Eae resolveu alguma coisa? Sou mecânico e últimamente peguei 3 fazers com esse problema! O problema era as válvula desregulada!

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    2. Eae resolveu alguma coisa? Sou mecânico e últimamente peguei 3 fazers com esse problema! O problema era as válvula desregulada!

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  4. amigo minha fazer fica borbulhando dentro do tanque é normal?
    outra pergunta para que serve essa parte preta na parte de cima da bomba?

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  5. na foto a parte preta ta pra baixo do lado contrario da boia

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  6. Olá Amigo.
    Minha fazer ys250 está piscando a luz de anomalia e quando ligo a ignição ela não emite o som da bomba de combustível, eu testei a bomba de combustível e está normal funcionando mas depois que ligo ela no chicote ela não faz nada, a partida está normal também, mas realmente eu não sei o que pode ser...
    Por favor me ajude... O que poderá ser?

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  7. Olá Rejone, boa noite. Eu já havia lido sua matérias anteriormente, mas como instrutor gostaria de recomendar que você faça correções técnicas no texto, utilize as informações
    das apostilas que vc possui.
    Mais dicas: Cite os autores da imagens e dos textos para você não ter problema autoral.

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  8. É só trocar o refil da bomba e o reparo do sensor híbrido, desconecte o cabo do sensor de temperatura e pronto.gastei150reais
    .

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  9. Comprei uma fazer. 250 e com menos de uma semana tive problemas ela falha muito já trokei o corpo de injeção. O refil da bomba de gasolin . Já fiz o teste com outro modulo. E nad. Sera que vs pode me ajudar. Sera que pode ser algum problema elétrico ?

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  10. Minha moto comprei a pouco tempo e estava com a bateria morta troquei só que agora ela fica com barulho na bomba o tempo todo (igual aquele barulho quando liga) será que abomba ta estragando?

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  11. Minha moto comprei a pouco tempo e estava com a bateria morta troquei só que agora ela fica com barulho na bomba o tempo todo (igual aquele barulho quando liga) será que abomba ta estragando?

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  12. A minha é uma Lander e deu problema na bomba de combustível e eu troquei o refil e não fico boa a bomba não joga gasolina do jeito q tem que joga oq devo fazer

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  13. A minha é uma Lander e deu problema na bomba de combustível e eu troquei o refil e não fico boa a bomba não joga gasolina do jeito q tem que joga oq devo fazer

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  14. É normal o barulho ziiiinnnn da bomba parar. Mas ela da partida normal

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  15. Amigo e possível fazer a troca de uma interna no tanque para uma externa, estou precisando fazer isso na minha e possivel?

    tenho um afazer 250 troquei o tanque e o tanque estou colocando nela não dá para colocar a bomba interna

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  16. A minha e uma lander e parou e nao ligou mas a bomba não ta acionando a luz do painel ta acesa direto e nao esta dando sentelha dar partida normal mas nao dar sentelha e nao aciona a bomba oq faser

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  17. Boa noite! Estou com um projeto de uma Cafe Racer e quero utilizar uma Fazer 2017. Preciso trocar o tanque por um apropriado a esse estilo, porém, esses tanques não tem a entrada para essa bomba de combustível. Posso utilizar uma bomba esterna? Se sim, qual seria a compatível com a Fazer 250cc?

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  18. AMIGO A PRESSAO DA BOMBA NA MINHA YAMAHA TENERE 250 2015/2016 ESTA EM QUASE 500 k... qual problemas devo ter e qual causa disso?? urgente!

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  19. A minha é uma lander 250
    O barulho da bomba ligando parou, e não está piscando nada no painel
    Será que se eu trocar somente o refil ela volta a funcionar??

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  20. Muito bom tópico R.B.M Motos, possuo uma Fazer 250 2006 e a algum tempo atrás passei por um problema onde a moto começou a falhar até o ponto de não pegar mais foi perdendo força, ai empurrei uns 10km até o mecânico onde iniciou as verificações e não achava o defeito pegou uma outra que estava batida e foi substituindo peças, trocou tudo em relação a sensores bico, corpo, módulo, verificou ponto, válvulas, abriu o chicote inteiro, testou fio por fio, trocou a gasolina, verificou pressão da bomba e nada o defeito persistia, quando depois de três semanas a moto la ficou normal novamente, disse que era bico sujo e blz rodei com a moto mais uns dez mil km e voltou o problema do mesmo jeito começou a perder potência gradativamente oscilando muito a rotação, mais uma vez regulou as válvulas que estavam normal trocou a vela ligou moto e ficou boa, só que quatro dias depois mesma novela, só que desta vez ligou o mecânico ligou a moto e logo desligou desconectou a mangueira do tubo que retorna o combustível ligou a chave pressionando o tubo, fez isso duas vezes e tcharammmmmmm a moto ficou perfeita, aí foi onde constatou onde era o problema, não era a bomba (refil) e sim o regulador de pressão que fica junto a carcaça da bomba que com o tempo criou uma espécie de calombo em seu eixo onde ela acabava travando ali deixando de fazer sua função que é de regular a pressão, ainda não troquei pois é uma facada a carcaça da bomba. MAS FICA AI ESSA PRECIOSA DICA MUITOS MAIS MUITOS MECÂNICOS MESMO NÃO SABEM E ACABAM ESQUENTANDO A CABEÇA OU TROCANDO PEÇAS DE GRAÇA. Flw.

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    1. Você conseguiu resolver o problema do regulador de pressão.????
      A minha XTZ LANDER só está pegando na segunda partida, as vezes falta combustível ou pressão quando estou de primeira marcha ou segunda, aí a motocicleta morre....
      Estou achando que pode ser o refil ou o regulador de pressão da bomba.....

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  21. Qual o melhor REFIL para a bomba de combustível da XTZ LANDER 2007.???
    Caso huhouv defeito no regulador de pressão da bomba é possível arrumar ou tem que trocar a bomba completa.????

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  22. Qual a pressão que a bomba tem que trabalhar na XTZ LANDER 250 ano 2007.????

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  23. Cara eu tenho uma fazer ano 2006, troquei o refil de combustível da Magneti marelli mais a moto da muita falta de gasolina, mesmo com 1 ponto acima da reserva, já troquei de bomba 3 vezes, já troquei regulador de pressão, já limpei o sistema todo e nada, nenhum mecânico consegue descobrir o problema

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  24. Feizer 250 2007 fazendo 17 e ta tudo ok o que seria

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  25. Minha Lander viro a chave é bomba fica ligada direto o que pode ser meus amigos.

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  26. Boa noite!
    Tenho uma fazer 250/2018,a mesma queimou o módulo ecu ela não estava dando centelha,troquei o módulo ,agora ela tem centelha mas a bomba parou,não faz barulho .
    Troquei o refil ,continua sem acionar a bomba,pesquisei falaram muito sobre um relé,gostaria de saber se o meu problema está nesse relé.

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